Vender um imóvel pode ser uma tarefa árdua e que leva algum tempo. Você pode estar tentando vender a casa ou apartamento para uma mudança ou para levantar capital para um novo projeto.
Independentemente da razão, alguns cuidados devem ser tomados para que a transação seja a mais breve e fácil possível, assim essa etapa não afetará outros aspectos da sua vida. Confira algumas dicas para vender um imóvel:
Analise o local
Para a venda, você precisará de uma descrição completa do imóvel. Informações como metragem, localização, horários em que o sol bate no local, estrutura do condomínio, entre outras referências, são importantes para a avaliação.
O comprador precisa saber exatamente as características do imóvel para identificar se ele atende às expectativas.
Arrume o imóvel
Para conseguir melhores condições de venda, faça uma vistoria cuidadosa e conserte o que estiver quebrado. Pintar as paredes é outro bom cuidado, pois dá uma renovada no ambiente e deixa tudo mais agradável, afinal a primeira impressão é a que fica.
E se você ainda mora na casa ou apartamento, procure deixar a casa limpa e organizada antes de fazer as fotos para o anúncio. Tente explorar ao máximo a posição dos móveis para que o local pareça o mais espaçoso possível.
Organize os documentos
A documentação do imóvel é outro ponto fundamental para a venda, mas que com a correria do dia a dia, acaba ficando para trás. Por isso, procure organizá-la assim que decidir anunciar o imóvel para venda.
Verifique se o IPTU está em dia, se há pendências financeiras ou judiciais relacionadas ao imóvel ou se há alguma questão como partilha de bens ou inventário.
Se o imóvel faz parte de um condomínio, você precisa de uma declaração de quitação condominial, para comprovar que não há taxas pendentes.
Os documentos pessoais também precisam estar em dia, como identidade (ou CNH), CPF, comprovante de residência e comprovante de estado civil.
Faça uma pesquisa de mercado
Mesmo que seja um imóvel incrível e bem cuidado, se o preço estiver acima do valor cobrado na região, dificilmente a venda será feita. Lembre-se, hoje você é o vendedor, mas amanhã pode ser o comprador!
Para evitar o problema, faça uma pesquisa do metro quadrado na região. Procure também por imóveis similares e busque informações, para que você tenha uma noção mais clara do valor do seu imóvel.
Conte com uma boa imobiliária
Muitas pessoas preferem vender o seu imóvel por iniciativa própria, para não gastar com a intermediação. Mas acredite, o esforço dedicado à tarefa acaba não compensando o valor economizado.
Com o apoio de uma imobiliária séria, você conta com anúncios e fotos de qualidade, corretores que podem demonstrar o local para os interessados, uma avaliação correta e segura do imóvel, verificação dos documentos, e o mais importante disso tudo, é o papel fundamental da imobiliária em conduzir a negociação para que ambas as partes se ajustem e saiam satisfeitas na transação da compra e venda.
Por isso, procure uma boa parceira de negócios, garanta uma negociação segura e venda seu imóvel em menos tempo e sem dor de cabeça.
Essas são algumas dicas para você vender seu imóvel e ter sucesso na negociação. Com a ajuda da Paulo Celles Imóveis, é possível adiantar muitas dessas etapas digitalmente, e ter claro a segurança de uma imobiliária séria e renomada no mercado de Curitiba.
Conte com a expertise dos nossos profissionais e venda a sua casa sem se preocupar! Saiba mais sobre como anunciar seu imóvel!
- Artigo Anterior Alugar apartamento mobiliado ou sem mobília? Qual escolher?